sábado, 12 de novembro de 2016

A Sequoia e o Bonsai

Originada na China antiga, a arte do Bonsai foi difundida muito mais pelos japoneses do que os próprios chineses. Na minha cabeça era uma espécie de árvore miniatura cultivada para permanecer bela ao longo dos anos. Errado! O Bonsai é feito a partir de qualquer planta utilizando dessas técnicas para que ela permaneça pequena, limitada e encruada. Tudo isso garante que ela nunca se desenvolva. Muito triste, não? Podar todas as suas energias vitais para transformá-la em bibelô de decoração.Pinçamento de brotos, poda, e aramação de galhos, são técnicas usadas para limitar o crescimento saudável. O Bonsai é isso: plantas que são cultivadas num recipiente para restringir as suas raízes. Em outras palavras, é um processo de impedimento do crescimento de uma árvore. Achava muito interessante essa arte, mas depois de entender como funciona foi uma decepção.

Imagine só. Nós quando crianças sendo podados o tempo inteiro. Um não aqui, uma superproteção ali. Todos aqueles condicionamentos que nos impuseram e que nos impediram de crescer de forma natural. A restrição de nossos impulsos, a classificação dos nossos frutos e até mesmo a repressão deles. Mas quem nasceu para ser Sequoia não deve ser Bonsailizado! As Sequoias são as árvores mais altas do planeta Terra. As sequoias são as maiores e mais antigas arvores do mundo. Recentemente foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, a mais alta com mais de 115 m de altura, um diâmetro de mais de 17 metros e aproximadamente 4.000 anos de idade.

Depois disso fiz uma reflexão sobre como podemos estar cultivando um Bonsai dentro de nós mesmos. E há muito tempo! Ou ainda, permitindo que sejamos cultivados para serem apenas bibelôs no paisagismo da vida. Que a gente permita o crescimento dos nossos brotos e de nossas histórias. Não sendo Bonsais, e sim Sequoias.

A palavra bonsai significa, literalmente, "plantado em uma bandeja"- consiste em criar uma representação miniaturizada, porém realista, de uma árvore.


A mesma mudinha de uma sequoia, cuja natureza é subir em direção ao céu com mais de cem metros de altura, com um diâmetro de mais de 10 metros, pode ser tão tolhida no seu desenvolvimento pela famosa técnica bonsai, que pode existir em um estado atrofiado por centenas de anos, como uma árvore minúscula. Sua raiz, ou sua fonte de vida, foi restringida. Não lhe foi permitido crescer até a sua grandeza inata, pois suas raízes foram sabotadas. Seu propósito foi alterado pelo homem, para que ela fosse mantida em cativeiro, reduzida à mera estética. É isso que a tradição e a cultura religiosa podem fazer com pessoas criadas à imagem de Deus. Vidas destinadas a realizações podem ser reduzidas a uma existência de bonsai. Vidas projetadas para a grandeza podem ser limitadas e restritas ao papel de estética emocional e visual, para o prazer de outras pessoas que gostariam de guardá-las nos seus vasos enfeitados e de segurá-las em suas mãos cobiçosas. Mas tal coisa somente poderá acontecer se você permitir que aconteça.




As gigantescas árvores nada mais representam uma pequenina amostra do poder de Deus!


Fonte:

Eli Miranda Soares
Cuidandodocuidador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.