domingo, 31 de julho de 2016

Quem era Filemon?

A menor epístola escrita pelo Apóstolo Paulo desperta a curiosidade e o interesse de muita gente sobre quem foi Filemom. Na verdade não temos muitos detalhes sobre quem teria sido ele, mas algumas coisas importantes podem ser consideradas sobre sua identidade.

Quem era Filemom?

De forma direta, sabemos que Filemom foi um irmão em Cristo, dono de escravos, ou pelo menos de um escravo, Onésimo, da qual era senhor. Onésimo era um escravo que havia fugido de seu senhor, e que teve contato com Paulo possivelmente em Roma. O nome Filemom (grego Philemom) significa algo como “aquele que é gentil”, “afeiçoado” ou “amoroso”.
É muito provável que Filemom residia na cidade de Colossos, no vale do rio Lico, próximo de Hierápolis e Laodiceia, na Ásia Menor. Embora alguns intérpretes já tenham tentado propor algumas objeções a essa possibilidade, nenhuma delas é de fato convincente. Os maiores indícios de que Colossos era a cidade em que Filemom morava, podem ser levantados quando estabelecemos um paralelo entre a Epístola de Paulo aos Colossenses e a carta enviada também pelo Apóstolo a Filemom. Note que Onésimo é citado na Epístola aos Colossenses:
Juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.
Colossenses 4:9
Outro fator que comprova essa possibilidade é o fato de Arquipo, citado na Carta a Filemom, também ser lembrado por Paulo na Epístola aos Colossenses:
E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.
Colossenses 4:17

E à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa.
Filemom 1:2
Ainda sobre Arquipo, muito provavelmente Arquipo teria sido filho de Filemom e pastor da igreja de Colossos, tendo assumido o pastorado na ausência de Epafras, fundador da igreja na cidade, que estava preso com Paulo em Roma. Sobre Áfia, ela teria sido a esposa de Filemom. Caso Arquipo não tenha sido filho de Filemom, ainda assim permanece a grande possibilidade dele ter sido um pastor local. Outro detalhe que sabemos sobre Filemom é que, embora Paulo não tivesse visitado Colossenses pessoalmente, ele aparentemente se converteu a Cristo por intermédio do Apóstolo. Esse fato pode ser entendido considerando os versículos a seguir:
Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne.
Colossenses 2:1

Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.
Filemom 1:19
Talvez essa conversão tenha ocorrido na terceira viagem missionária de Paulo, quando o Apóstolo trabalhou por cerca de três anos na cidade de Éfeso, capital da Ásia Menor, onde dali o evangelho se espalhou por toda a região (At 19:10; 20:31). O que sabemos ao certo é que Paulo tinha um relacionamento cordial com Filemom, pois Paulo o chama de irmão, amado e colaborador (Fm 1).
A expressão “a ti mesmo a mim te deves” ressalta a possível evidência de que Paulo foi aquele que, de alguma forma, anunciou o Evangelho a Filemom. Nessas palavras podemos identificar o argumento persuasivo de Paulo para rogar em favor de Onésimo, demonstrando também o profundo amor do Apóstolo pelo escravo. Paulo apela para o fato de que, se Filemom tinha ciência da vida eterna, ele não deveria se esquecer da contribuição do Apóstolo nesse sentido, o que, de certa maneira, reflete um tipo de divida de gratidão da parte de Filemom por Paulo. Em outras palavras, Paulo recorreu a um sentimento que a maioria de nós também possui para com aqueles que, usados por Deus, anunciaram o Evangelho a nós. Estes, geralmente são lembrados por toda nossa vida como nossos “pais na fé”.
O versículo 2 da Epístola de Paulo a Filemom, também nos dá outra dica sobre ele. Por conta de a Igreja se reunir em sua casa, podemos concluir que ele também exercia alguma liderança entre os cristãos daquela região. O fato de possuir escravos, ou pelo menos um escravo, também aponta para a possibilidade de Filemom ter sido um homem possuidor de alguns bens, ou seja, alguém de boa posição social. Também sabemos que Filemom não era o único dono de escravos entre os cristãos de Colossos (Cl 4:1).
Fonte: Estilo Adoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.