segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Verdadeiro Significado da Vida

A experiência de vida de muitos consiste em agarrar-se às coisas doces - posses, experiências, poder e prazer. Têm uma vida vazia, sem sentido, e se afundam em desespero. É amargo aprender, pela própria experiência, que longe de Deus tudo é vazio, oco e sem sentido.

Certos caminhos levam ao vazio. A verdadeira sabedoria poupa-nos do vazio que resulta de uma existência sem Deus. As pessoas não encontrarão significado na vida por meio de conhecimento, dinheiro, prazer, trabalho ou popularidade. O conhecimento, os relacionamentos, do trabalho e do prazer, cada uma dessas coisas tem seu devido lugar. Tudo que é temporal deve ser considerado à luz do que é eterno. A verdadeira satisfação vem do conhecimento de que o que estamos fazendo é parte do propósito de Deus para nós. Tudo o que nos acontece tem um propósito: levar-nos a buscar a realização e a felicidade em Deus. Não devemos destruir a nossa esperança, mas dirigi-la àquele que pode verdadeiramente torná-la realidade e dar significado à nossa vida.

A vida sem Deus é uma longa e frustrada busca por prazer, significado e realização. Não temos o poder de alcançar a verdadeira felicidade, porque sempre queremos mais do que podemos ter. Além disso, há circunstâncias além do nosso controle que podem tirar nossas posses e realizações. As pessoas procuram sentido para sua vida em coisas passageiras. Quanto mais procuram, mais percebem quão pouco realmente têm. Não se pode alcançar o verdadeiro prazer e a felicidade sem Deus; a busca da satisfação é vã. Acima de tudo, devemos esforçar-nos para conhecer a amar a Deus. Ele nos dá sabedoria, conhecimento e alegria.

É inútil procurar os prazeres desta vida em vez de construir um relacionamento com o Deus eterno. A busca desenfreada por prazer, prosperidade e sucesso é, em última análise, decepcionante. Nada neste mundo pode preencher o vazio e satisfazer o profundo desejo de nosso irrequieto coração. Para curar o sentimento de vazio, é preciso centrar-se em Deus. O amor dele pode preencher a falta que o homem sente dentro de si. Tema a Deus e trabalhe em prol de seu Reino em vez de ocupar seu tempo de forma egoísta.

 A confiança que as pessoas têm em seus esforços, suas habilidades e sua sabedoria é vã, e devemos guia-la à fé em Deus, a única base segura e sadia na vida. Sem Ele, não há recompensa duradoura ou qualquer benefício por um trabalho árduo. O trabalho feito com a motivação errada leva ao sentimento de inutilidade. Mas aquele compreendido como uma tarefa designada por Deus pode ser visto como um presente. Deus nos deu habilidades e oportunidades para trabalhar de modo que possamos usar nosso tempo da melhor maneira possível.

A certeza da morte faz com que o homem não veja um sentido para suas realizações. Mas Deus tem um plano para cada um de nós que vai além da vida e da morte. A realidade do envelhecimento e da morte faz com que nos lembremos que o fim vem e Deus julgará a vida de cada pessoa. Pelo fato de a vida ser curta, precisamos de sabedoria maior do que a que este mundo pode oferecer.
Precisamos da Palavra de Deus para vivermos da melhor forma. Se ouvirmos o Senhor, Ele nos ensinará como proceder em cada área, e isso nos poupará do sentimento de futilidade e vazio e nos dará uma esperança que vá além da morte.

A mente humana não é capaz de encontrar uma resposta para todas as coisas. O conhecimento e a educação têm seus limites. Para entender a vida e fazer escolhas certas, precisamos da sabedoria que só pode ser encontrada na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Ao darmos conta de que Deus avaliará tudo o que fazemos, devemos aprender a viver sabiamente, lembrando-nos de que Ele está presente a cada dia. Devemos aprender a obedecer às suas diretrizes para o nosso viver. Mas para termos a sabedoria de Deus, devemos em primeiro lugar procurar conhecê-lo e honrá-lo.

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ecl. 12, 13-14)

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.