sábado, 3 de maio de 2014

Dieta do DNA

  • Conhecida como a dieta do DNA, a técnica consiste na realização do exame genético, onde é colhido informações de saúde total do paciente, bem como na melhor maneira dele perder peso. Nele são traçados testes genéticos que compõem um extenso relatório, com todos os dados importantes de cada paciente. Servindo como diretriz para a elaboração minuciosa e precisa da dieta e das recomendações nutricionais que serão passadas para cada pessoa que deseja emagrecer. O exame fornece novos marcadores para diversos diagnósticos e auxilia na escolha do melhor tratamento a ser seguido tanto no caso de doenças como no caso do emagrecimento.

    Segundo Andrezza Botelho, nutricionista funcional, os marcadores e estudos genéticos selecionados para esse exame representam a melhor e mais recente pesquisa em relação à dieta, nutrição, exercício físico e condições metabólicas relacionadas ao DNA do indivíduo. “São informações personalizadas baseadas na genética e estilo de vida, que servem para ajudar a alcançar os objetivos como perda ou manutenção de peso, obter o máximo de benefício da atividade física e exercícios, aperfeiçoar e equilibrando a dieta e a nutrição na vida da pessoa” explica.

    Com um protocolo especifico para cada indivíduo, é fácil detectar o que o paciente pode ou não ingerir, quais os exercícios que devem realizar e qual caminho seguir dali por diante com todas as informações necessárias.

    O Perfil Genético é feito de uma maneira simples. São coletadas mostras de salivas do paciente e enviadas para o estado da Califórnia, Estados Unidos, para análise. O laudo fica pronto entre 40 e 45 dias, pouco tempo para quem muitas vezes passou anos realizando dietas erradas e exercícios que não trouxeram resultados.

    Esse exame já pode ser encontrado em algumas clínicas do País.

  • Como funciona a Dieta do DNA?
  • Com as descobertas do Projeto Genoma foi possível interpretar as informações contidas no DNA e com isso os cientistas iniciaram novas pesquisas para compreender melhor como os genes interagem com cada nutriente consumido através da alimentação. Destes estudos surgiu a ciência denominada nutrigênomica.

    A Dieta do DNA nada mais é do que uma promessa da nutrigenômica que afirma que em breve será possível, aos nutricionistas, elaborar um cardápio personalizado voltado para o emagrecimento ou para a prevenção de doenças que atenda às necessidades de cada indivíduo segundo seu perfil genético.

    Estudos apontam que alguns nutrientes podem afetar, inibindo ou estimulando, a expressão dos genes podendo influenciar no desenvolvimento de algumas doenças.

    Nos Estados Unidos, alguns profissionais têm indicado dietas especificas, baseadas em conceitos da nutrigenômica, para indivíduos com predisposição genética para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

    Os alimentos que foram relacionados às possíveis interferências nos genes são:

    • Isoflavonas, substâncias encontradas nos grãos de soja relacionados à redução dos riscos de tumores de mama, ovário e próstata, bem como na prevenção de osteoporose e sintomas de menopausa.

    • Nitratos, nitrosaminas e nitritos (usados no processo de salgar, conservar em vinagre e defumar alimentos) que favorecem o desenvolvimento de câncer de esôfago e estômago.

    • Sulforato, composto encontrado no brócolis, cujo consumo pode estar ligado ao aumento da ação de genes vinculados à proteção contra agentes tóxicos.

    • A clorofila, pigmento que confere a cor verde aos vegetais, estimula produção de hemácias e reduz os riscos de câncer.

    • Álcool é relacionado ao aumento do risco de câncer de boca, faringe, laringe e esôfago.

    Vantagens da Dieta do DNA
    Compreender melhor a interação entre genes e nutrientes seria uma gratificante alternativa para os profissionais da saúde. A possibilidade de poder elaborar um plano dietético que atenda às necessidades de cada indivíduo permitindo também a prevenção de doenças, seria um grande avanço dentro da área da saúde.
    Desvantagens da Dieta do DNA

    Para o desenvolvimento de um cardápio personalizado, como o sugerido pela Dieta do DNA é necessário o detalhamento do perfil genético de cada pessoa, o que pode implicar em um levado custo, inviabilizando a adoção deste tipo de tratamento em indivíduos de baixa renda e em países em desenvolvimento.

    Aprenderei a me alimentar corretamente?

    Dieta do DNA: Ter uma dieta personalizada de acordo com suas necessidades nutricionais, como proposta pela Dieta do DNA é uma ótima forma de conhecer quais alimentos devem ser consumidos a fim de garantir o equilíbrio do corpo, a saúde e a consequente prevenção de doenças.

    Dieta e Saúde: Com a reeducação alimentar proposta pelo Dieta e Saúde, você aprende a fazer as melhores escolhas e que ter uma alimentação variada o que é fundamental para emagrecer com saúde e para se manter em forma por muito mais tempo.

    É fácil de seguir?

    Dieta do DNA: Para elaboração de um plano alimentar personalizado para a Dieta do DNA, é fundamental o detalhamento de perfil genético. Este procedimento é de alto custo e restrito a alguns países. Muitos alimentos que você consome normalmente podem ficar de fora da dieta caso o seu perfil genético restrinja o consumo deles.

    Dieta e Saúde: A Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde não exige que você mude radicalmente sua rotina e nem abra mão dos alimentos que está acostumado a consumir. A sua consciência alimentar é desenvolvida naturalmente, o que torna a reeducação alimentar uma dieta mais fácil de ser seguida e mantida.

    O que terei a minha disposição?

    Dieta do DNA: No dia-a-dia da dieta você não tem acesso a ferramentas que podem te orientar sobre o seu processo de emagrecimento. Você fica condicionado ao acompanhamento presencial com o médico em dias de consulta.

    Dieta e Saúde: O Dieta e Saúde te oferece ferramentas que permitem acompanhar a evolução do seu emagrecimento no dia-a-dia e por ser 100% online, você pode acessar sua página a qualquer momento. Conte com: Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional e emagreça com saúde.

    Farei a dieta sozinho?

    Dieta do DNA: A Dieta do DNA traz somente uma lista de alimentos que você deve consumir de acordo com seu perfil genético. Por ser uma dieta personalizada você não encontrará outras pessoas que seguem a mesma dieta o que pode prejudicar a troca de experiências tornando a adaptação à dieta ainda mais dificil.

    Dieta e Saúde: Emagrecer na companhia de amigos é bem melhor, não é mesmo? No Dieta e Saúde você encontra a maior Comunidade online de emagrecimento do país. É um ótimo modo de compartilhar experiências e dicas com quem quer o mesmo que você: emagrecer! Quem participa ativamente da Comunidade emagrece até 5 vezes mais do que quem não participa.

    Quem irá me acompanhar?

    Dieta do DNA: Com a Dieta do DNA você contará com uma equipe de profissionais que irão traçar suas características genéticas e assim oferecer a você todas as orientações necessárias para seguir a dieta proposta. Contudo, o alto custo associado a um acompanhamento específico como este pode se tornar um obstáculo.

    Dieta e Saúde: Lembre-se que no Dieta e Saúde você nunca está sozinho. Além do apoio da Comunidade, você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física.

    O que vou comer?

    Dieta do DNA: Na Dieta do DNA você consome alimentos com compostos ativos que atuarão, sobretudo na prevenção de doenças. Em sua maioria os alimentos consumidos são frutas, legumes, verduras, peixes, carnes magras e produtos integrais.

    Dieta e Saúde: Como a proposta do Dieta e Saúde é a reeducação alimentar, você vai aprender que comer de tudo não é problema se você tiver moderação e ponderar suas escolhas. Um doce, um pedaço de pizza não são proibidos, mas você aprenderá que seu consumo não deve ser frequente
  • http://www.dietaesaude.com.br/dietas/25-dieta-do-dna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.