terça-feira, 7 de maio de 2013

Presente Diário - Quem - Zaqueu

"O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10)

É comum darmos atenção ao "quê" e não ao "quem". A distinção parece curiosa, mas tem um sentido bastante profundo.
Mesmo no meio cristão, percebe-se frequentemente, muito mais ênfase em ofertas - de dinheiro e de tempo, principalmente - do que em dedicação da própria vida pessoal.
Vamos ao texto: Zaqueu tinha alguns obstáculos para chegar até Jesus.
Quantos obstáculos têm os Zaqueus de hoje? A multidão, a cultura, os costumes, a religião, para não falar do orgulho, da rebeldia, e dos mais variados pecados que nos acompanham desde pequenos.
Por outro lado, os obstáculos para Jesus encontrar Zaqueu foram poucos. Já as consequências por tê-lo encontrado foram muitas e de grande alcance. O último obstáculo que Jesus sofreu para nos encontrar, foi a morte vergonhosa da cruz.
No seu encontro com Zaqueu, houve após o jantar um acontecimento emocionante. Sem Jesus pedir nada a Zaqueu senão a hospedagem, este resolve dar uma virada em sua vida, e, para começar, promete abrir mão de grande parte dos seus bens. Foi resultado de uma importante descoberta de Zaqueu. Ele descobriu que Jesus não está à procura de coisas, mas de pessoas. Jesus não está à procura do quê, ou seja, de dinheiro, dons, coisas, ofertas, sacrifícios, religiosidade, obras , sofrimentos, nada disso. A oferta de Zaqueu "passou batida", como costumamos dizer.
Jesus está em busca de nós. Ele veio morrer por nós. Antes de tudo, Ele quer a mim e a você.
Entendeu? Ele está a procura de "quem", não do "quê". Quando Jesus me tem, nenhum poder poderá tira-me dele.
O apóstolo Paulo diz que nem a morte me separa dele. É isso o que Jesus busca em primeiro lugar. Paulo também diz que quando Jesus o encontrou, encontrou o maior de todos os pecadores.
Jesus já achou você? Ou você anda se escondendo dele? - MJT

Presente Diário, 04/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.