sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cristo, modelo do caráter cristão


Cristo é o modelo perfeito do caráter que todo cristão deve perseguir, para tanto, deverá cooperar com o Espírito Santo a fim de que este produza o Seu fruto.

A seu respeito, Pedro testemunha: “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (I Pe. 1.19). Esse discípulo de que andou com Jesus, percebeu, em consonância com os cordeiros sacrificados na Antiga Aliança, que Cristo é perfeito, que não havia nele qualquer pecado. O autor da Epístola aos hebreus afirma também, que “o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9.14). Em outra epístola, Pedro nos mostra a necessidade de ter a Cristo como parâmetro para a vida do cristão: “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (II Pe. 3.14). De modo mais específico, é possível alcançar esse status não por meios meramente humanos, mas, pelo Espírito, em amor, cujo maior exemplo, na verdade, é Cristo. Se alguém perguntar: como podemos imitar a Cristo? A resposta mais simples, e ao mesmo tempo, desafiadora para o cristão, é: amando como Ele amou.

A VIDEIRA E SEUS FRUTOS.

Em Jo. 15.1-17, Jesus trata a respeito da videira e seus ramos com o objetivo de ilustrar como deve ser o relacionamento do cristão com Deus a fim de produzir frutos. 1) existem ramos que por não produzirem frutos, são cortados da videira; 2) alguns ramos não permanecem ligados à videira, por isso, são lançados no fogo e são queimados; 3) os ramos que produzem frutos são podados e limpos para que deem mais frutos ainda. O projeto de Deus para as nossas vidas é a santificação, portanto, não podemos viver sem produzir frutos, na verdade, por meio deles é que somos conhecidos. As condições para a produção do fruto espiritual são:

1) ser podado pelo Pai – isto diz respeito à maturidade cristã, que envolve também a disciplina e o sofrimento; 2) permanecer em Cristo – refere-se à posição do cristão com Ele; e 3) a permanência de Cristo é nós – é por meio da vida de Cristo em nós que podemos viver com Ele viveu.

 A FRUTIFICAÇÃO PELO ESPÍRITO.

O desenvolvimento do caráter cristão carece de frutificação espiritual: 1) amor – é o fundamento do fruto, manifesta-se na disposição em doar a si mesmo, a exemplo de Cristo; 2) alegria – alegria que independe das circunstâncias; 3) paz – que não se atribula perante as adversidades; 4) longanimidade – tolerância para suportar os momentos difíceis; 5) benignidade – disposição graciosa para fazer o bem; 6) bondade – é a prática da benignidade, mais precisamente, à generosidade; 7) fidelidade – a fé que prevalece apesar das tribulações; 8) mansidão – submissão e humildade em relação a Deus e ao próximo; e 9) domínio próprio – controle diante das tentações.

O desenvolvimento do caráter de Cristo não é algo que acontece de uma hora para outra, é resultado de uma longa caminhada ao lado do Senhor. Nós nele e Ele em nós suscitará, ao longo do processo, a transformação, por meio da qual, de glória em glória, somos feitos à semelhança de Sua imagem. Em toda e qualquer circunstância, Cristo, e não qualquer homem e mulher do Antigo e do Novo Testamento é o modelo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.