segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nas brenhas do pecado!


“A voz do Senhor faz parir as cervas, e desnuda as brenhas. E no seu templo cada um diz: Glória!” (Sl. 29,9).


Depois que nossos primeiros pais pecaram, foram arremessados para fora do Paraíso, e começou então a peregrinação em terra estrangeira, na qual ficaram responsáveis pelo seu cultivo e manutenção. Mais. Ficaram desterrados, tão longe e distantes do local de origem, a ponto de se perderem em meio às trevas e se embrenharem no mais confuso caminho. Triste e dolorosa história, legada pelo resultado da desobediência: a queda!

A desobediência é pecado, e quebra o nosso relacionamento com Deus, afastando o homem de sua gloriosa presença. Mas, felizmente, quando desobedecemos, Deus está pronto a nos perdoar e restaurar nosso relacionamento com Ele.

É isto! Longe do Paraíso, embrenhado às maiores confusões. Não é à toa que as sagradas Escrituras ainda dizem: “_Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções” (Ecl. 7,29); isto é, muitas confusões, metido nas brenhas, em complicação, vida emaranhada, embrenhada, como num cipoal ou perdido no matagal. São as tempestades da vida, os problemas cotidianos. Embora Deus tenha criado o homem moralmente correto, ele se corrompeu por sua busca desenfreada de prazeres fúteis. É a vida do homem, separado de Deus!

Contudo, há esperança para Israel!

“Mas, que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que, com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” (Rm. 10,8-11). Ou seja: Jesus é o caminho de volta ao Pai, ao Paraíso!

A palavra de Deus tem seus efeitos, e, aqui, é dado ênfase a um desses efeitos: “A voz do Senhor desnuda as brenhas”. Isto é, põe a nu, faz ficar despido, os caminhos embrenhados em que o homem se meteu. Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra da Vida!

Podemos, sim, confiar em Deus e na sua palavra, para vencermos as tempestades da vida! Confie!

Pb. Maurício

2 comentários:

  1. Saudações presbítero Maurício!

    Deus traz a sentença e a cura, sempre sendo longânime para com os pecadores, convidando-os ao arrependimento.

    Obrigada por escrever textos que animam os leitores a buscar Deus, confiar nesse amor incomparável.

    Deus o abençoe, querido irmão.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço fraternalmente, irmã, por entender estes textos, que na verdade não são meus, mas de Jesus! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.