sexta-feira, 27 de abril de 2012

El Roy, o Deus que tudo vê


"E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto..." Gn 16:7

El Rói- O Deus Que Me vê : A expressão “El Roi”
, foi usada pela primeira vez na Bíblia por Agar, escrava de Sarai e Abrão. Ela se encontrava em momento de grande angústia, porque estava fugindo da casa de seus senhores. Grávida e humilhada. Ela não era completamente inocente, estava provocando conflitos e precisava aprender lições sobre humildade.


Agar, cansada de caminhar pelo deserto, em direção a Sur, para próximo a um poço, na intenção de renovar as forças e prosseguir. É quando um Anjo aparece para lhe confortar, dizer que volte. Com grandes e firmes promessas se despede. No encontro de Agar com o Anjo, ocorre a Teofania, termo usado para designar a aparição do próprio Deus ao homem, de forma que esse possa suportar.


O próprio Deus aparece para Agar, enquanto esta estava em um deserto, triste, desolada, cansada, cheia de amargura.“E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és o Deus que me vê; Porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” Gn 16:10. Ele nunca deixou de enxergar Agar, Ele viu cada segundo de sua vida. Quando partiu de madrugada, apressadamente. Ele viu e ouviu o choro e os pensamentos da escrava, o clamor do seu coração.


Você tem dúvidas de que Deus lhe vê? Saiba que jamais Ele tirará os olhos de Você. A Bíblia diz que Deus tem a conta dos nossos fios de cabelo, dos que estão sobre a cabeça e dos que se foram também (Mt 10:30). Ele tem a conta de cada lágrima que derramamos: “Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro” Sl 56:8. Não importa onde estejamos Deus sabe, Deus vê.


Ele achou o profeta Elias em uma caverna, em um lugar deserto (I Rs 19:8-9) Ela viu Cornélio, enquanto orava e enviou um anjo para providenciar sua salvação (At. 10). Deus sabia onde estava Paulo quando pediu para Ananias ir ao seu encontro: “Ananias, levanta-te, vai a Rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem chamado Paulo de Tarso, pois eis que ele está orando” At. 9:11. Aleluia!

Ele quer lhe fazer promessas e dizer “volte para casa”, como fez com Agar


Ela fugia, e não poderia ser feliz, enquanto não plantasse a paz em seu coração e reconhecesse em seus senhores autoridade e gratidão. Agar recebeu refrigério de Deus, quando parou junto ao poço. Pare junto à fonte de Água Viva que É Cristo e receba Suas promessas. Ele está a lhe esperar, Ele te quer de volta para casa, para te fazer uma grande nação, assim como disse a Agar.


A Essa escrava, coadjuvante da promessa feita a Abraão, porque concebeu de forma imprópria, errônea, Deus não desamparou. Ele acolheu em seus braços, como filha querida. Sabe, ainda que sua vida esteja cheia de erros, você esteja caminhando pelo deserto, em busca de água, de forças para prosseguir. Deus é o Deus que te vê. Se achegue a Ele e Ele a receberá de todo o coração.


“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” Jr 29:12-13.

Que o Deus que nos vê, encontre morada em nossos corações.

Autoria: Wilma Rejane
www.atendanarocha.com
Baseado em Gênesis 16

2 comentários:

  1. Graça e paz Presbítero Maurício!

    Querido irmão agradeço a republicação do artigo que fala sobre o "Deus que tudo vê, o Deus que nos vê" e assim como socorreu a Agar no deserto (onde olho humano não a via) também socorre a todo o que busca e crê.

    Deus o abençoe, abundantemente.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.