sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O valor que o homem tem

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” (Sl. 8,4).

Os meus melhores anos de vida dei ao evangelho, porque eu creio nele.  São os mais belos anos da minha vida! Creio nas Sagradas Escrituras. Creio naquilo que a Bíblia diz. Aliás, ali está retratada toda a minha vida, passado, presente e futuro. O próprio apóstolo Tiago revela que a Palavra de Deus é o espelho do cristão. Quando necessito olhar para dentro de mim, não olho para o meu umbigo, nem converso cá com meus botões, mas olho para a Palavra de Deus que está bem perto de mim. Mais perto de mim, que eu de mim mesmo. Mais perto de mim, que meus braços e pernas estão ao meu corpo. Mais perto de mim do que minha alma unida ao meu corpo.
Quem é sábio, dirá que os mais belos anos da vida são aqueles vividos na presença de Deus. Ora, de que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Diz o poeta que a vida sem Deus é como uma folha caída ao chão. Deus é a razão da nossa vida. É Ele quem dá sentido à nossa vida. Sem Ele, nada somos. Não somos, quem somos. Se não, vejamos.

Esquecemos muitas vezes, e porque não, alguns, durante toda a sua vida, que Deus nos ama. Ora, ainda nem existíamos, e Ele nos criou! Quanta ternura! Quanto carinho! Que graça extraordinária, indescritível! Só mesmo o amor de Deus.
É tão prazeroso sentir-se amado por Deus. Satisfaz plenamente os anseios de nossa alma. É tão terno sentir-se querido por Deus, saber que Ele quis e nos chamou à existência para estar em sua companhia.
Só Deus basta em nossa vida.
Olhamos para as outras criaturas e pensamos como pode Deus preocupar-se tanto assim, em amar. Sim, porque toda a criação existe por causa do homem. Outra vez, quanta graça, honra! Mesmo sabendo que constantemente nós O desapontamos com nosso viver atravessado, às avessas, Ele continua nos amando. Seu amor é eterno e infinito.
 Deus nos criou um pouco inferiores aos anjos. Ele nos tem em alta estima. Temos grande valor para Ele. Não foram os anjos que foram criados à sua imagem e semelhança, fomos nós. Que honra. Quem não reconhece isso?
Ora seja, ao criar todos os animais, sem exceção, Deus apenas disse: _ Haja! E ao homem, modelou-o do barro, chegando ao ponto de sujar as próprias mãos para nos dar aquela forma tão querida e tão desejada por Ele. Glória a Deus. Repito: Glória a Deus.
E, como se não fosse suficiente, que dizer então daquele momento único em todo o Universo, quando aproximou Seus lábios ao nosso, e soprou o hálito divino, dando-nos de seu Espírito? Que intimidade! A qual criatura da face da Terra foi concedida esta honra? Das criaturas todas, qual a mais honrada? A criatura humana. Os homens. A humanidade. Que apreço! Que respeito! Que dignidade! Que valor!
Mais do que isso, Deus deu ao homem o direito, o privilégio de ser chamado filho de Deus. Título concedido somente a nós, os homens. Nem os anjos foram chamados assim.
Porque o homem foi declarado o quão valioso ele é para Deus, para que o complexo de inferioridade ou baixa autoestima? É Deus que nos dá apreço, honra, consideração e estima. Valha-nos Deus!
Ainda, Deus deu ao homem uma tremenda autoridade para cuidar da terra e de toda a criação. Autoridade essa, que exige grande responsabilidade. Então ele passa a ser o despenseiro, o mordomo de Deus. Valorize o que é e o que tem!
Sejamos gratos a Deus. Louvemos ao Senhor por tudo o que Ele é e tem feito por cada um de nós. Demos glórias a Deus pela honra, glória, respeito, amor, apreço, consideração, que Ele tem por cada um de nós. A Deus seja a Glória.

 

Pb. Maurício

Um comentário:

  1. Graça e paz irmão Maurício!

    Fico tão feliz em ler seus escritos, eles transmitem a paixão verdadeira por Cristo Jesus.

    É verdade, viver sem Deus é como uma dessas folhas secas que o vento leva sem destino certo, algumas acabam sendo queimadas ao fogo, sem renovarem e envolver os frutos.

    Não deixe de escrever, amado irmão. Seus textos são inspiradores.

    Saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.