domingo, 30 de outubro de 2011

Dieta da Bíblia 1

Meus amigos, a Bíblia não ordena nenhuma dieta em particular e não existe nenhuma coisa tal como uma dieta especial que os crentes deveriam seguir. Todavia, George Malkmus tem sua "Hallelujah Diet" (Dieta Aleluia), e Don Colbert tem a dieta "What Would Jesus Eat" (O Que Comeria Jesus), e agora Jordan Rubin tem "The Maker's Diet" (A Dieta Pelo Criador), todas elas clamando ser baseadas na Bíblia.

Rubin clama "Deus me deu esta mensagem de saúde" ("New Diet Plans Take Cue from the Bible," USA Today, June 10). Mas, de fato, não existe nenhum plano de dieta na Bíblia:
- Desde os dias de Adão até o Dilúvio de Noé, parece que os homens foram vegetarianos, como se deduz da ordem de Deus em Gên 1:29-30 (“29  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, servos-á para mantimento. 30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.”).

- Depois do Dilúvio, os homens foram instruídos a comer tanto carne como também vegetais (Gên 9:3 “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.”).

- Debaixo da Lei de Moisés, a nação de Israel continuou a comer carne, mas alguns animais foram designados limpos e outros foram designados impuros. O Senhor Jesus Cristo foi um judeu e viveu debaixo da Lei, portanto seguiu o sistema de dieta Mosaico.

- Quando a igreja foi estabelecida, todas as restrições [alimentares] anteriores foram canceladas. O Novo Testamento condena aqueles que ensinam que os homens devem "se abster de carnes" (1Ti 4:1-3 “1 ¶ Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; . 6 ¶ Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.”). Os versos 4 e 5 sumarizam tudo muito claramente: "4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada." (1Ti 4:4-5)



 
David Cloud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.