sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL

“A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo.”
Isaías 42: 3
Do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador até o nosso último momento na Terra, a nossa vida cristã deve ser uma constante ascendente. O gráfico que retrata-nos como cristãos deve ser uma linha reta ascendente, sempre. Para isso foi que Deus nos chamou.
“Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Provérbios 4: 18
Deus tem nos chamado, nos desafiado a vivermos sempre em crescimento espiritual. Contudo, sabemos que isso nem sempre acontece. Nem sempre estamos crescendo; antes, estamos estagnados ou até mesmo retrocedendo.
No entanto, Deus conhece a nossa estrutura, entende as nossas dificuldades, dúvidas, etc. Ele nos entende porque Ele mesmo já passou por tudo o que passamos. Hb 4: 15.
Acabe reina em Israel
Em 874 a.C., levanta-se ao trono de Israel, Acabe, que foi o pior rei que o reino do Norte já teve. A bíblia diz que “ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.” (I Re 21: 25).
Mas, em resposta a isso, o Senhor levanta o maior profeta que o reino do Norte já viu; Elias, o tisbita.
A Palavra nos diz:
“Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” I Reis 17: 1
Interessante lembrarmos que Acabe não somente foi tolerante com a idolatria, mas instituiu o culto a Baal, deus fenício controlador das chuvas, em Israel, e quando Elias fala esta palavra a Acabe, ele está confrontando diretamente o poderio de Baal.
A história de Elias é uma das mais conhecidas da Bíblia. O famoso desafio de Elias aos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal no cume do monte Carmelo é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento.
O desafio está narrado na seguinte passagem:
“Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe metam fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa essa palavra.” I Reis 18: 23, 24
Então, desde a manhã até ao meio-dia, os profetas de Baal clamaram ao seu deus e não obtiveram resposta. Depois disso, Elias repara o altar do Senhor, divide o bezerro em pedaços, derrama sobre o holocausto doze cântaros com água e clama ao Senhor que responde por fogo. O povo de Israel, vendo isso, se prosta e diz que só o Senhor é Deus! Após isso, o profeta institui a matança dos profetas de Baal.
Três sintomas de esgotamento espiritual.
Veja a continuação desta passagem.
“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” I Reis 19: 1,2
O homem de Deus ouve um outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude.
“O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.” I Reis 19: 3
Elias foge. Por que? Porque está esgotado espiritualmente. Esta, portanto, é a primeira característica de alguém que está esgotado espiritualmente: fuga. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo.
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
II Timóteo 1: 7
Deus não te tirou do mundo para que você esteja retrocedendo; contudo, o Senhor tem um chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar!
“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas em todas estas somos mais do que vencedores.” Romanos 8: 31 e 37
Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covardes! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco!
“E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais.” I Reis 19: 4
A segunda característica é: deseja a morte; não propriamente a morte física, mas a morte espiritual. Como? Alguém esgotado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu.
Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não penses que o seu chamado acabou, que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não!
Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte; antes, grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo.
A plenitude de nosso ministério que não temos realizado será cobrada pelo Senhor.
“Mas, se, quando vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel...” Ezequiel 33: 6
Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é!
“...porque o jovem morrerá de cem anos...comerão o seu fruto.” Isaías 65: 20b,21c
Não ache que pela sua idade avançada, sua chamada acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.
“E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro...” I Reis 19: 5a
A terceira característica é: sono (dormir)
O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo. O que significa dormir? Falta de vigilância.
“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar.” I Pedro 5: 8
Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos, não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, o que é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias.
“Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” I Samuel 17: 45
Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo!
Contudo, Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está contigo leitor!
As três ordens de Deus
Em resposta ao esgotamento espiritual de Elias, o Senhor lhe dá três ordens.
“...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te...” I Reis 19: 5b (grifo meu)
“E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ezequiel 2: 1
Toda vez que lemos na Bíblia, o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós. Se não temos mais lido a Palavra, se não temos mais buscado ao Senhor como antes, se não temos mais nos dedicado à oração; o Espírito do Senhor ministra ao nosso espírito: levante-se e coloque-se na posição que Eu quero para poder te usar na minha obra. Levanta-te!
“...e come.” I Reis 19: 5c (grifo meu)
A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua Lei.
Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como conseqüência havia avivamento. Ao mesmo tempo em que nos afastamos dos mandamentos do Senhor, nos afastamos também dEle. No entanto, quando nos voltamos para a Palavra, quando a Igreja de Jesus retorna à Bíblia, Deus manifesta-se no meio do seu povo.
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17: 17
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem a Pai, senão por mim.” João 14: 6
O senhor Jesus é a personificação da Palavra do Senhor. Definitivamente, Deus quer que voltemos à sua Palavra. Quanto tempo tem sido gasto com outras coisas que não a Lei de Deus!?
“Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar.”
I Reis 19: 9 e 11a
Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?”
Caverna não é lugar de profeta, de atalaia, de filho de Deus! O Senhor lhe diz: “O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero lhe usar!” Saia da caverna do medo, dos problemas. Deus te chama! “Elias, vem para fora!” Coloque o seu nome no lugar do de Elias.
e você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças! Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir. Quero ir à Igreja apenas por uma religiosidade. Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus. Se você tem estado na caverna, o Senhor ministra ao teu espírito: Saia da caverna e vem para fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...