sábado, 28 de maio de 2011

As Sete Raposinhas

"Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor." (Ct. 2,15)
Normalmente não são os grandes problemas que derrubam as pessoas, as pequenas pedras incomodam muito mais a caminhada. Atrapalhando a conquista dos sonhos. Muitos trabalham, lutam para alçar vôos maiores e não conseguem sair do chão!
As pequenas coisas da vida podem atrapalhar os grandes planos e projetos de Deus em nossas vidas. O texto acima nos abre um universo de possibilidades, para entendermos como os pequenos problemas do dia a dia podem confundir nossa caminhada.
Tudo acontece quando o coração se distancia de Deus.
As circunstâncias acabam por nos dominar e quando menos esperamos somos derrubados por uma pequena raposa.
Amados, devemos vigiar o coração para que ele não nos afaste da vitória que Deus deseja para nós.
As raposas na Bíblia representam a astúcia do mal, do engano e da destruição. Neemias 4:3 – ele mostra que o trabalho de Neemias era tão frágil que até mesmo uma raposa poderia destruí-lo!
Muita gente está sendo derrotada não por leões, mas por pequenas raposas. Muitas vezes ficamos olhando para os gigantes e nos esquecemos dos "anões" que desviam o nosso orçamento (ex: cartão de crédito). Eclesiastes 9:18 – um só pecador destrói muitas coisas boas
Vamos qualificar essas 7 raposinhas:
1) Uma raposinha chamada ”DESEJO”. O desejo pode tirar de você uma grande herança – Gênesis 25:29-30. Observe “um pouco deste ensopado” – este pouco custou a Esaú o direito a primogenitura. Este fato alterou completamente a vida de Esaú. Uma raposinha chamada desejo destruiu sua oportunidade de desfrutar dos direitos que sua primogenitura concedia. Quando Deus censurou a Caim por ter matado o seu irmão disse: “o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” Gênesis 4:7. Muitos estão mergulhados em dívidas por não controlarem seus desejos. Essa raposinha tem que ser destruída. Os desejos são bons desde que controlados pelo Espírito Santo.
2) Uma raposinha chamada: “PRECIPITAÇÃO” pode afastar você da terra da prosperidade. Você pode jogar tudo por terra devido a uma pequena palavra pronunciada num momento de descontrole. Essa raposinha tem anulado muitas de nossas possibilidades. Números 20:7-8 “a ordem de Deus para Moisés” e números 20:10-11 “a reação de Moisés”. Uma pequena palavra tirou Moisés da terra que mana leite e mel. Veja o que diz Tiago 3:5 e não deixe que esta raposinha o afaste da terra da prosperidade. Faça a mesma oração que Davi fez: “coloca, senhor, um guarda a minha boca vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141:3).
3) Uma raposinha chamada “DESCUIDO” (Juízes 16.19)
4) Uma raposinha chamada “INVEJA”. Ester 7:10 - Assim Haman morreu na forca que tinha preparado para Mordecai.
5) Uma raposinha chamada “DESOBEDIÊNCIA” (I Samuel 15:22).
6) Uma raposinha chamada “MENTIRA” (II REIS 5:25-26) Geazi, Ananias e Safira, etc.
a7) Uma raposinha chamada “DESINTERESSE” (Mateus 25:24-29). Quando deixamos de aplicar o pouco que temos, também deixamos de prosperar.
Conclusão: lembre-se de que estas 7 raposinhas trabalham dia e noite em nossas vidas. Devemos afastar a raposinha do desejo errado, da precipitação, do descuido, da inveja, da desobediência, da mentira e do desinteresse. A partir de agora está decretado a caça as raposinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.