segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um Sonho de Conquista

Jacó é um dos personagens mais intrigantes da Bíblia. Quando você ouve sobre a vida de Jacó e de Esaú, você vê que Jacó aprontou muito mais do que Esaú.
A Bíblia não fala de Esaú ter mentido, enganado o pai ou passado ninguém para trás. Mas isso fazia parte do caráter de Jacó.
Sua vida inteira foi levando vantagens das outras pessoas. Todavia, a Bíblia diz que Deus escolheu Jacó e desprezou a Esaú. Não intriga a você ouvir isso?
Sabemos que Deus se revela como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e que esses três patriarcas apontam para a obra de cada uma das pessoas da trindade santa.
Abraão = Aponta para o Pai. Abraão foi o pai que gerou a Isaque. Trouxe o filho. Assim também Deus o criador do universo, como pai amoroso gerou a Jesus (Jo.3.16).
Isaque = Aponta para a obra do Filho. Isaque foi o filho que Abrão levou ao monte Moriá para ser sacrificado. Isaque foi o filho da promessa. Isaque significa riso. Jesus também é a alegria de Deus plantada no coração dos homens.
Jacó = Jacó fala da obra do Espírito Santo. Jacó representa a transformação do nosso caráter, do nosso estilo de vida.
O livro de Gênesis gasta mais capítulos falando de Jacó do que de Abraão e Isaque juntos. Justamente porque aponta para a obra do Espírito Santo em nós.
Portanto, a história de Jacó pode ser a história de qualquer um de nós. Um homem que teve problemas seríssimos de caráter, um homem que passou por um processo longo e doloroso de transformação e amadurecimento, mas ao mesmo tempo um homem movido por sonhos.
Sabe um dos motivos pelo qual Deus escolheu Jacó e desprezou a Esaú? É que Jacó era um homem cheio de sonhos e Esaú como nasceu herdeiro, privilegiado, não nutria sonhos no coração.
De fato, os nossos sonhos são a matéria prima que Deus usa para trabalhar na nossa vida. Quando você sonha você dá matéria prima a Deus. É em cima dos nossos sonhos que ele nos leva ao amadurecimento. São os sonhos do nosso coração que Deus usa para nos ensinar, nos desafiar, nos elevar a um novo nível de fé, para nos testar, para nos atrair para ele.
Deixe eu perguntar algo a você? Existe algo que você deseja muito em sua vida? Algo que você está disposto a pagar o preço que lhe for exigido para ter? Se existe algo assim no seu coração, você tem um sonho....
Se não existe nada, que você gostaria muito de conquistar que você até abriria mão de outras coisas que também são consideradas importantes em sua vida, então você não tem sonhos genuínos...
Jacó era um sonhador! Na verdade todos os homens de Deus foram grandes sonhadores... Mas Jacó sonhava desde o ventre...
O problema de Jacó não era os sonhos dele. O problema de Jacó foram os caminhos que às vezes ele percorria para conquistar aquilo que ele queria...
Ele teve um sonho, um desejo algo que moveu ele até a ter atitudes erradas para conquistar. O Sonho dele era ter a bênção do irmão, era ter os privilégios de filho primogênito, bênção essa dada a Esaú...
Para conseguir isso, ele mentiu, enganou, barganhou...
Mas ele descobriu mais tarde, que todo sonho tem um caminho. Na vida as coisas não são tão instantâneas como imaginamos.
Você não sonha hoje e amanhã você já conquistou aquele sonho.
Temos que passar por um processo de amadurecimento, de gestação, que nos leve de fato da conquista.
E foi fugindo do seu irmão que Jacó te vê um sonho.
Ele estava dormindo sobre uma pedra. E ele viu os céus abertos e anjos que desciam e subiam.
Era tudo o que ele queria. Estar no lugar da bênção de Deus, ter os céus abertos sobre a sua cabeça. Mas quando ele acordou ele estava deitando num travesseiro de pedra.
Ilust.: Você já teve a experiência de estar sonhando um sonho gostoso, e de repente você acorda e cai na real, e a realidade é o oposto do que você sonhou?
Veja o que tinha no sonho de Jacó: Gênesis 28.10-17:
1)Uma escada que ligava os céus a terra: conexão direta
2)Anjos que desciam e subiam
3)O Senhor falando diretamente a ele
4)A fala do Senhor era promessas de muitas bênçãos..
5)Deus fala com ele que seria com ele por onde ele andasse
6)Que ele seria guardado onde quer que ele fosse.
Era tudo o que Jacó queria. Bênção, proteção, promessas cumpridas, uma grande descendência... Eu imagino que Jacó estava sonhando com ar de risos....Mas quando ele acordou: O travesseiro dele era uma pedra, não tinha escada, não tinha anjo, os inimigos estavam no encalço dele e ele era um fugitivo do seu irmão...
“Sonhar é fácil. A realidade é que é difícil”
Todavia, como havia o sonho, Deus usou o sonho de Jacó para trabalhar na vida dele.
Se Deus vai ou não trabalhar na sua vida, depende dos sonhos que há no sue coração....
Deus usou o sonho de Jacó para forjar nele o caráter de um vencedor... Jacó continuou sua jornada até o dia de voltar para casa o lugar de onde ele havia saído. E nesse período ele aprendeu algumas lições que nós precisamos aprender se queremos a conquista dos nossos sonhos.
F.T.: Em primeiro lugar...
1– VOCÊ NÃO TERÁ UM GRANDE FUTURO ENQUANTO VOCÊ NÃO CONCLUIR SEU PASSADO:
1.1 Esse sonho de Jacó, aconteceu quando ele fugia de casa. E quase 20 anos depois ele passou por ali novamente quando fazia a trajetória de volta pra casa a fim de consertar as questões que ficaram em aberto em sua vida desde quando ele saiu.
1.2 Muitas vezes nossos sonhos ficam atrofiados porque queremos levar a vida deixando pra trás um histórico de coisas inconclusas, de problemas não resolvidos... Foram anos e anos até Jacó entender que os céus abertos, os anjos e as promessas estavam esperando ele acertar a vida para virar realidade na sua história.
•Se você quer alcançar o seu sonho de conquista, você precisa resolver as questões em aberto em sua vida.
1.3 Depois de sofrer muito nas mãos de Labão, Jacó viu que sua vida não teria futuro se ele não concluísse o seu passado.
Ilust.: Você sabe que todo Jacó sempre foge pra casa de um Labão.
Isso é algo intrigante. Mas toda pessoa muito esperta vai encontrar um dia um mais esperto que ele.
Jacó comeu o pão que o Diabo amassou pra entender que seu sonho era correto, mas o caminho que ele estava andando era errado.
1.4 Jacó passou a vida mentindo, roubando, enganando, rompendo relacionamentos, desprezando pessoas, ignorando os princípios de Deus.
1.5 Mas um dia ele teve que fazer o caminho de volta. E o caminho de volta não foi simples, ele teve que substituir a mentira pela verdade, o engano pela honestidade, consertar relacionamentos, se reconciliar com seu irmão.
Aquilo que é enterrado vivo, nunca morre!
•Você precisa construir uma história de conquista, de prosperidade, mas de paz também.
•Não adianta você correr deixando questões em aberto, porque um dia você terá que voltar para concluir...
•Eu estou falando para pessoas que romperam relacionamentos de maneira errada,
•Eu estou falando para alguém que trabalhava numa empresa e foi embora brigado, fazendo inimigos e inimizades....
•Eu estou falando para alguém que tomou atitudes precipitadas e saiu ferindo as pessoas, humilhando, deixando marcas ruins e construindo um histórico negativo.
1.6 Jacó passou a vida fugindo, mas no final ele não pode evitar o encontro com Deus, com seu irmão, com sua família e consigo mesmo.
1.7 Os desejos de Jacó eram legítimos, todavia ele teve que:
•Ele teve que resolver com o irmão (relacionamento)
•Ele teve que resolver problema profissional (Labão)
•Ele teve que resolver consigo mesmo
•Ele teve que resolver com Deus(Peniel)
•Se você saiu a pouco tempo do seu trabalho e não saiu bem, faça uma ligação. Isso vai mudar tudo em sua vida, em sua carreira... Amanhã você precisa de uma referência, e alguém vai poder falar bem de você.
SE VOCE QUER A CONQUISTA DOS SEUS SONHOS, CONCLUA SEU PASSADO!
O QUE É ENTERRADO VIVO NUNCA MORRE!
F.T.: Em segundo lugar...
2 – VOCÊ NADA CONQUISTARÁ SEM DETERMINAÇÃO E SACRIFÍCIO: VS. 18
2.1 Sabe uma das virtudes mais fortes na vida de Jacó? Era a determinação que ele tinha de alcançar e fazer tudo o que se propunha a fazer.
2.2 Em muitos casos a pessoa não conquistas porque falta essa determinação de se levantar e fazer o que precisa ser feito.
2.3 Uma das diferenças entre Jacó e Esaú, é que Esaú já nasce afortunado. Já nasceu numa situação privilegiada. Ele era herdeiro de tudo que o pai possuía tinha sete vezes na porção da terra e o dobro de sues irmãos em toda herança deixada.
2.4 Isso também é outra coisa e nos intriga, que herdeiros não valorizam a herança.
Ilust.: Saiu a história do neto dos donos da maior indústria farmacêutica dos EUA, que se chama Jonhson e Jonhson
Ele antes de assumir os negócios da família, como legítimo herdeiro, encomendou uma pesquisa para saber que fim tiveram os herdeiros de grandes furtunas.
Ele ficou assustado ao ver que na sua grande maioria, eles tinham dissipado o patrimônio de décadas em tempo recorde e que a maioria deles tiveram fim trágico.
Então ele tomou uma decisão inteligente de só tirar da empresa conforme a sua produtividade como presidente da empresa e contratou homens capazes para administrar os negócios. . Ele assumiria um cargo e viveria do pró-labore dele e não da herança.
O resultado é que hoje é continua sendo uma indústria muito forte!
Ilust.: Em alguns estados do América do Norte, já existem leis proibindo ganhadores de prêmios da loteria de retirar todo o prêmio de uma vez, porque pesquisa mostram que todos eles tiveram fim trágico.
2.5 Sabe qual é o grande problema do herdeiro, é que aquilo que não lhe custou nada, é gasto sem critério, sem pesar. Esaú nasceu tendo por isso ele não valorizou a bênção do pai. Porque já era dele.
2.6 Mas Jacó nasceu sem nada, sem direito, ele sabia que tudo o que ele quisesse ele teria que conquistar, com seu trabalho, com suas forças, com seu suor...
•Deixe eu lhe dizer algo: A maior parte das pessoas não tirou a sorte grande na vida. A maior parte das pessoas não nasce em berço de ouro. E se você é um desses, você precisa de DETERMINAÇÀO E SACRIFÍCIO para conquistar os sonhos que Deus tem depositado no seu coração.
•As coisas que você conquista com sacrifício e determinação têm um gostinho melhor!
Ilust.: Às vezes você vê a pessoa sentada na praia pedindo uma coca-cola... Ele abre, faz barulho lhe delícia com aquilo e você olha e diz: Esse cara é muito metido.... Não você não sabe as razões do outro.
Às vezes por trás daquele gesto têm a história de um garoto que quando tinha dez anos de idade, estava na rua e pediu uma coca-cola a mãe. E a mãe falou vãos pra cabe beber água que já está chegando. Eu não tenho dinheiro pra comprar coca-cola. E ele disse: Um dia em vou tomar uma coca-cola na praia e vou pagar com meu dinheiro.
•Eu não quero alimentar carnalidade em ninguém, nem estou dizendo que você deva se tornar uma pessoa boçal, mas que você vai se alegrar mais com as coisas quando você luta para conquistá-las.
•Lute pelos seus sonhos! Não espere vir gente de longe pra te ajudar não, lute você mesmo.
•Jacó sonhou com tudo o que aconteceu, mas quando ele acordou era só um travesseiro de pedra.
2.7 Jacó determinou mudar de vida. Na verdade só acontecem mudanças em nossa vida quando decidimos mudar.... Quando tomamos decisões corretas....
•Pare de ficar sonhando em tirar a sorte grande na vida e batalhe pelo que você deseja alcançar.
•Você quer ter um carro, uma casa, um casamento, um emprego público, uma faculdade? Então batalhe pelos seus sonhos.
•Lute, se sacrifique e você conquistará.
•Fracasse, mas não desista. Não tenha medo de tentar!
F.T.: Em terceiro lugar...
3 - INVISTA NO SEU RELACIONAMENTO COM DEUS:
3.1 Você sabe que os sonhos de Deus só podem ser realizados em Deus. Se os sonhos que há no seu coração, foram plantados por Deus em sua vida, quanto mais perto de Deus você estiver mais próximo de realizar os seus sonhos.
3.2 As fantasias de Jacó ele realizou sozinho, mas o sonho que Deus tinha pra ele só foi realizado depois que ele entrou e saiu do vau de Jaboque.
3.3 Enquanto Jacó queria apenas enriquecer e casar, ele conseguiu na casa de Labão com o caráter torto que ele tinha, fazendo tantas jacozisses mesmo assim o homem enriqueceu... Mas quando ele desejou a bênção de Deus, a paz, a segurança para sua família e o futuro dos seus filhos ele teve que se voltar para Deus.
3.4 A nossa vida é uma longa maratona: A perspectiva média de vida no Brasil hoje é de 80 anos. Mas o Brasil já tem quase 12 mil pessoas com mais de 100 anos.
3.5 80 anos daria em torno de 700 mil horas ou 30 mil dias. Dessas 700 mil horas você usará durante toda a sua vida mais ou menos assim:
•250 mil horas dormindo
•160 mil horas trabalhando
•60 mil horas em traslado
•30 mil horas brincando
•Sobraram 200 mil horas
3.4 Portanto, você não pode usar a desculpa de muita gente que não tem tempo para investir no relacionamento com Deus. Você tem tempo para fazer tudo o que você quiser... Sua vida não pode ser só trabalho e não pode ser só descanso.. Há tempo para tudo.
3.5 Se está faltando tempo pra Deus é porque você está vivendo um desequilíbrio e gastando mais tempo do que ao necessário em uma dessas áreas:
* Ou você está dormindo demais
* Ou você está trabalhando como um doido
* Ou você está gastando muito tempo com lazer...
3.6 Ninguém pode chegar diante de Deus e dizer, minha vida foi muito corrida e eu não tive tempo para mais nada. Tem que ter tempo para se relacionar com Deus.
Salmo 37.4
4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
•Deus vai realizar todos os desejos do seu coração, à medida que esses desejos estiverem alinhados com o propósito de Deus em sua vida.
•Portanto não confunda os sonhos de Deus com as fantasias da carne:
•Os sonhos de Deus sempre desafiam a nossa fé, as fantasias da carne estão no nível do nosso alcance...
•Os sonhos de Deus são frutos da oração, da comunhão da intimidade, as fantasias da carne são fruto da mente ociosa.
•Os sonhos de Deus têm a ver com os propósitos de Deus, as fantasias da carne têm a ver somente com a nossa satisfação pessoal...
•Os sonhos de Deus aproximarão você do Senhor, as fantasias da carne vão afastar você de Deus.
3.7 Jacó construiu uma história com suas próprias mãos, mas ele ficou conhecido pela experiência no vau de Jaboque que o transformou em Israel. Ali Deus tocou a sua coxa, ali Deus quebrou o seu coração. Ali ele se rendeu a Deus, parou de fugir... Deixou de lado suas fantasias.
3.8 Jacó entra em Jaboque como um homem altivo, soberbo, esperto, com medo da morte, com medo dos inimigos, com medo de encontrar-se com o seu irmão. Mas quando ele sai de lá ele é Israel, um homem cheio de Deus, um homem que leva em si a marca de um verdadeiro Encontro com Deus.
3.9 Sabe o que foi legal nessa história de Jacó? Que ele passou mais de 20 anos correndo atrás de um sonho que Deus queria para sua vida, mas ele só pode realizá-lo nessa busca de Deus que através das experiências positivas e negativas o permitiu chegar à maturidade.
3.10 Você deveria ter um alvo de maturidade para cada área de sua vida: Nós não temos controle sobre a família na qual nascemos nós não escolhemos os nossos pais. Mas tudo isso influenciam a nossa vida.
Conheceu uma moça, engravidou, aos 22 anos voltou pra casa, recebeu ajuda do pai.
Aos 29 almoçando na casa do pai, com a esposa e com o filho, ao voltar para casa ele comenta com a esposa:
Que almoço agradável eu tinha com meu pai... Quando eu era mais novo eu brigava muito com meu pai, a gente não se entendia. Eu vejo que nesses últimos dez anos, meu pai cresceu muito.
Ele não enxergou que foi ele quem mudou.
3.11 Deus quer levar você a uma grande conquista. Mas você precisa como Jacó fazer decisões, que vão levá-lo a uma experiência profunda com Deus, e que vão cooperar no seu processo de maturidade.
Muitas pessoas querem alcançar seus sonhos esquecendo-se de Deus. E muitas vezes desprezam o tempo de investir num relacionamento sério e pesado com Deus para descobrir lá na frente que a vida está cheia de cratera de coisas em aberto. Que na fase de fundamentos desprezam chegam na frente com coisas em aberto...
•Eu sei que nós fazemos parte da geração Ctrl Z , que dá um clique no mouse do computador e tudo volta ao que era antes.
•Mas a vida não é assim. Há 20 anos atrás era máquina de escrever, você tinha que pensar antes de escrever, porque depois não tinha como voltar atrás.
3.12 Quando Jacó estava fugindo de casa, Deus deu um sonho a ele. Ele poderia dali mesmo voltar, consertar e viver o sonho de Deus. Mas ele continuou fugindo, foi parar na casa de Labão, enfrentou tudo o que ele fez com os outros no passado em proporções maiores. Trabalhou feito um burro de carga, e 20 anos mais tarde quando ele resolveu voltar às coisas se acertaram, quando ele se voltou para o Senhor.
•Você pode conquistar sem necessariamente cometer a quantidade de erros que outros cometeram... Você pode crescer sem ter que viver a experiência da carreira meteórica que sobe rápido e cai rápido.
•Mas você precisa decidir hoje como você quer chegar na sua vida daqui há dez ou vinte anos.
Uma coisa eu posso lhe assegurar que se você separar parte do seu tempo para investir no seu relacionamento com Deus, você não vai sofrer tanto nas mãos de Labão.
Conclusão: Eu quero concluir essa palavra desafiando você a assumir uma postura de conquistar os sonhos em Deus. Talvez há um Jacó dentro de você. Talvez você lendo a história de Jacó se identificou e está disposto a não passar por tudo o que ele passou.
Você pode dizer: “Deus eu não quero levar 20 anos para aprender o que está sendo ensinado nesta mensagem. Eu tenho um sonho de conquista no meu coração.... Eu me rendo a ti Senhor!

Palavra Pastoral



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.