segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comprado por Jesus

As histórias de várias pessoas na Bíblia são tecidas tão próximas que elas se tornam quase inseparáveis. Conhecemos mais sobre seu relacionamento do que sobre sua individualidade. E em uma época individualista, suas histórias tornam-se úteis exemplos de bons relacionamentos. Noemi e Rute são belos exemplos desta mistura de vidas. Suas culturas, históricos familiares e idades eram muito diferentes. Como sogra e nora, elas provavelmente tiveram tantas oportunidades para tensão como para ternura. E ainda assim estavam ligadas uma à outra.
Elas compartilhavam uma grande tristeza, um grande afeto uma pela outra e um grande compromisso para com o Deus de Israel. E ainda que dependessem tanto mutuamente, também deram liberdade aos seus compromissos. Noemi estava disposta a deixar Rute retornar à sua família. Rute estava disposta a deixar sua pátria e ir para Israel. Noemi até mesmo ajudou a organizar o casamento de Rute com Boaz embora ciente de que isto mudaria a convivência entre as duas.
Deus estava no centro destes acontecimentos. Rute conheceu o Deus de Israel através de Noemi. A sogra permitiu que a nora visse, ouvisse e sentisse toda a alegria e angústia de seu relacionamento com o Senhor.
Com que frequência você sente que seus pensamentos e perguntas sobre Deus devem ser omitidos de uma amizade pessoal? Com que constância você compartilha seus pensamentos particulares sobre o Senhor com seu cônjuge ou amigos? Falar abertamente de nossa comunhão com Deus pode trazer profundidade e intimidade para nossa comunhão com outras pessoas.
Houve um período na história dos americanos em que, a cada compra, o cliente recebia a nota fiscal e uma quantidade de selos verdes. Quando o cliente guardava um determinado número de selos, podia voltar à loja e trocar por "bons produtos". As senhoras normalmente optavam por ítens práticos, como louça para o dia-a-dia ou um liquidificador. As crianças sonhavam com rádios transistorizados e bolas. Essas importantes trocas aconteciam num lugar chamado "centro de resgate".
Resgate - Esta é uma palavra que não usamos muito hoje em dia, mas que está presente na teologia bíblica. No livro de Rute, vemos um maravilhoso exemplo de resgate. Rute e sua sogra, Noemi, eram duas viúvas que tentavam se sustentar com muitas dificuldades na terra de Israel, durante a época dos juízes. Foi uma época perigosa, especialmente para mulheres sozinhas e desprotegidas.
Mas de repente (e soberanamente), a perspectiva daquelas duas mulheres se transformou. Rute acabou recolhendo espigas nos campos de um homem importante chamado Boaz. Quando Rute contou isso à sua sogra, Noemi exclamou:
"Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores" (Rute 2.20).
Nos dois capítulos seguintes, aprendemos o significado de resgatador. Na condição de parente próximo do marido morto de Rute, Boaz voluntariamente pagou o preço de proteger Rute e suprir as necessidades tanto dela quanto de sua sogra. Ele se casou com Rute e deu a ela um herdeiro. Foi um ato de grande expressão, até mesmo nobre. Ele libertou Rute e Noemi de sua situação precária e lhes deu um futuro mais seguro.
O resgate ou redenção, da qual a história de Rute e Boaz é uma ilustração viva, é o tema principal do Novo Testamento. A primeira palavra grega usada para comunicar esta idéia é uma palavra de uso comercial que significa "adquirir alguma coisa no mercado". Mas, quando usada em referência a Cristo e à salvação, a palavra assume um significado teológico muito importante. Paulo modificou esta palavra em Gálatas 3.13 e 4.5 utilizando uma preposição, de modo que o termo, literalmente, significasse "comprar alguma coisa e retirá-la do mercado". Em essência, Paulo estava dizendo que, por sua morte na cruz, Cristo havia comprado o nosso perdão. Estávamos sob a maldição da lei, escravizados ao pecado e destinados à morte eterna. Mas Cristo nos resgatou. Ele pagou o preço para nos tirar de nosso estado deplorável e de nossa triste condição.
É de se imaginar que colecionar aqueles selos para depois trocá-los por alguma coisa demorasse uma eternidade, especialmente quando se pensava em algo de maior valor. O custo era alto. A espera, agonizante. Ficar lambendo todos aqueles selos e colá-los no livro era horrível.
A redenção de Jesus Cristo não é assim. Você não precisa esperar. Ela pode ser sua hoje. E o melhor de tudo é que ela é gratuita, pois Jesus já pagou todo o preço da compra com o seu sangue derramado na cruz.
Amados, "pela graça sois salvos, mediante a fé (em Jesus); e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9).

Adail Campelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...