segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vestes e roupas são essenciais?

Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 1 Timóteo 4:13

O quarto comentário é: vejam nisto qual pouca importância os apóstolos davam à forma com que se vestiam. Paulo necessita o mínimo para manter-se aquecido; não solicita nada mais. Não há nenhuma duvida de nenhum tipo que as outras partes de suas roupas estavam ficando muito desgastadas; que realmente se encontrava vestido de farrapos, e por isso necessitava do capote para cobrir-se.
Lemos que nos tempos antigos, muitos dos mais eminentes servos de Deus se vestiam da maneira muito pobre. Quando o bom Bispo Hooper foi levado à fogueira, já tinha estado largo tempo na prisão, e estava tão desprovido de vestidos, que tomou emprestada una toga de um velho acadêmico, plena de andrajos e buracos, para poder por ela sobre si, e caminhou para fogueira cocheando pelas dores produzidas pelo nervo ciático e o reumatismo.
Lemos de Jerônimo de Praga que esteve em reclusão num calabouço úmido e frio, e que foi-lhe negado qualquer coisa que o cobrisse de sua nudez e que lhe protegesse do frio.
Alguns ministros são muito cuidadosos de vestir invariavelmente de uma maneira canônica e fidalga. Agrada-me aquele comentário que Whitfield fez, quando alguém de má índole perguntou como que ele podia pregar sem uma batina. "Ah" -respondeu - "posso pregar sem uma batina, porem não posso pregar sem um caráter." Que importa o vestido exterior contanto que o caráter seja reto?
Esta é uma lição para nossos membros particulares também. Algumas vezes lhes ouvímos dizer: "não pude sair no domingo: não tinha o vestido apropriado para entrar." Qualquer vestido é adequado para vir à casa de Deus, se tenha sido comprado, sem importar qual grosseiro possa ser. Se são as melhores roupas que Deus te tenha dado, não murmures . Considerando que a prova da veste é muito dolorosa para alguns dos mais pobres do povo de Deus, este texto foi posto na Bíblia para seu consolo.
Seu Senhor não usou nenhuma roupa suave nem vestidos delicados. Sua vestidura consistia em uma túnica, a qual era sem costura, de um só tecido de cima abaixo, e no entanto , nunca se envergonhou de usá-la na presença de reis e sacerdotes.
Sempre acreditarei que o cristão deve cultivar uma nobre indiferença a essas coisas externas; porem quando se chega à extrema necessidade de uma absoluta falta de roupas, então pode se consolar neste pensamento: "agora sou um companheiro do Senhor; agora caminho na mesma prova que experimentaram os apóstolos; agora sofro da mesma maneira que sofreram."

Charles H. Spurgeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.