domingo, 11 de julho de 2010

Se Jesus mandar, eu irei!

"Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador." Lucas 5.1-8

Temos aqui um dos primeiros milagres do ministério terreno de Jesus; Simão (Pedro) havia trabalhado a noite toda e não havia pescado nada. Vale lembrar que Pedro era um bom pescador, pois tinha dedicado a sua vida toda naquela função.
Nos dias de hoje temos visto muita gente como Pedro naquele momento. Pessoas Que trabalham muito, mas não vêem resultados animosos. E na grande maioria das vezes são pessoas que tem um bom preparo para tal função, mas onde colocam as mãos, dá tudo errado.
Com esse texto nós aprendemos lições preciosas da parte de Deus.
1- Deixe Jesus entrar no seu barco.
As coisas só começaram mudar para Pedro quando o mesmo emprestou o seu barquinho para Jesus.
Muitas vezes as coisas não prosperam em nossa vida porque nos esquecemos de convidar Jesus para entrar em nosso barco. Deixe Jesus entrar em seu “barco” (casa, casamento, vida, família, trabalho, etc.). O Mestre só entrou porque o dono deixou.
Nós temos a mania de achar que Jesus é aquele cara intrometido que vai onde não é chamado e arrebenta a porta. NÃO!!
Jesus Disse:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Ap. 3,20
Deixe Jesus entrar.
2- Ouça Jesus falar: V. 3 e 4
Pedro mesmo cansado depois de uma noite de trabalho, parou para ouvir Jesus.
As maiores bobagens que praticamos é por não ouvir o Pai celestial antes.
A palavra diz que Deus trabalha para aqueles que nele esperam, então porque se desesperar se Deus está no controle?
Em meio ao estresse da vida é preciso PARAR para ouvir o Mestre falar.
3- No lugar da vergonha, virá a vitória.
No mesmo lugar da decepção, Deus foi exaltado na vida de Pedro. No mesmo lugar que durante uma noite inteira não apareceu nem um peixe, Deus fez aparecer.
O propósito do Senhor é  abençoar lá mesmo onde o diabo te envergonhou, humilhou, te chamou de fracassado. Lá mesmo Deus te dará a vitória.
4- Não seja egoísta.
O milagre foi tão grande que no barco de Pedro não coube, então foi preciso compartilhar com os outros. V. 7
Deus nos dá as bênçãos para que sejam compartilhadas com nosso próximo, não podemos ser egoístas.
Se Deus te deu um carro, de uma carona a quem não tem.
Se Deus te deu uma empresa, de emprego a quem não tem.
Se Deus te deu um dom, ajude quem não tem.
Se hoje você está sendo abençoado por Deus, compartilhe o que o Senhor tem lhe dado. O maná que caia do céu só durava até o nascer do sol. Toda benção tem seus limites; Se não soubermos aproveitar elas irão  embora.
5- Reconheça quem te abençoou
Ao retornar com o barco cheio, Pedro se lançou aos pés de Jesus em sinal de reconhecimento. V. 8
O ser humano é muito ingrato, como os dez leprosos que foram curados, e só um voltou para agradecer.
Esquecemos as bênçãos com muita rapidez, mas na hora de cobrar, queremos tudo JÁ.
Precisamos reconhecer que somos muito pequenos diante do Deus Poderoso. Tudo que alcançamos vem do Senhor que, com a suas misericórdias, nos abençoa mesmo sem merecermos, pois sabemos que nada acontece sem a sua permissão.
"Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Ts 5:18
6- Obedeça a ordem de Jesus.
Pedro pode ter um monte de defeitos, mas ele não duvidava, nem fazia perguntas a Jesus quando o mesmo lhe pedia algo.
Jesus mandou Pedro seguir um homem carregando um cântaro, e ele foi, mesmo sabendo que o homem não carregava cântaro algum. Outro dia o Mestre mandou que Pedro fosse até o mar e pegasse um peixe tirando da boca dele uma moeda. Pedro foi sem fazer perguntas.
O apóstolo, até então pescador Pedro, conhecia muito bem o mar e a arte da pesca, mas porque Jesus o mandou, foi ao mar mais uma vez e recebeu um milagre.Entretanto, observe que Pedro liberou uma palavra de vitória sobre a situação V:5
“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Lucas 5.5
Ele confiou nas palavras de Jesus.
Faça assim também, lance as redes. Mas com a a autorização de Jesus.

Melqui Santos (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.