segunda-feira, 22 de março de 2010

A verdadeira Páscoa

Você já parou para pensar o que tem a ver páscoa com coelho? Coelho com ovo de chocolate? Reflita um pouco. Coelho bota ovo? Você diria que não! E muito menos de chocolate.
A verdadeira Páscoa bíblica não tem nada a ver com coelho e nem com ovo de chocolate, isso não passa de uma tradição comercial e não tem nenhuma base ou fundamento com nenhuma religião.
Você sabe qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Biblicamente falando, Páscoa é Jesus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. O Cordeiro sim, é o símbolo da Páscoa. Não existe ovo nem chocolate, e sim, sangue derramado para purificação dos pecados.
O cordeiro era o animal que era oferecido a Deus como sacrifício pelos pecados na Antiga Aliança. Na Nova Aliança Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
A Páscoa na Antiga Aliança representa o fim da escravidão, do sofrimento e da pobreza para os filhos de Israel. O que Israel experimentou na noite da páscoa? Completa libertação. A páscoa é uma grande festa que judeus e cristãos celebram cada ano. Os judeus, para pedir desculpas a Deus, imolavam a cada ano o cordeiro pascal em sinal de expiação dos pecados.
Na Antiga Aliança, Abraão subiu ao monte na terra de Moriá, para oferecer seu único filho, Isaque, a Deus, mas Deus proveu um cordeiro para ser sacrificado e morrer no lugar de Isaque (Gn. 22:1-14). Na Nova Aliança Jesus foi sacrificado por nós, Ele morreu para nos dar vida. Deus proveu o Cordeiro para ser imolado em nosso lugar.

Na Nova Aliança a páscoa significa a libertação e a salvação em Cristo Jesus.
O Cordeiro Pascal era separado no décimo dia do mês de Abibe (Calendário judaico) e mês de Abril em nosso calendário. Eles examinavam minuciosamente o cordeiro antes de o sacrificarem no décimo quarto dia do mesmo mês de Abibe. O cordeiro tinha que ser imaculado, sem defeito, sadio; teria que ser o melhor dos cordeiros. Jesus possui todas essas características. Ele foi o melhor de Deus. Ele é Santo, sem nenhum defeito, sem pecado. Jesus é o Cordeiro que veio remover o pecado da terra (Jo. 1:29). Jesus é o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap.13:8). Cristo é a nossa páscoa que foi sacrificado por nós (I Co. 5:7).
A Páscoa é a salvação, e você foi salvo, está sendo salvo e será salvo pelo Cordeiro (II Co. 1:10). Páscoa é a expiação dos seus pecados pela imolação de um Cordeiro.
A palavra Páscoa significa “passagem”. Passagem do Senhor no meio do Seu povo. Jesus esteve, está e estará no meio de nós. Jesus foi o último Cordeiro a ser imolado, para que através do Seu sangue toda a humanidade pudesse ter os seus pecados perdoados. A redenção cristã se fez por um sacrifício; o sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário. Páscoa é também ressurreição. Jesus ressuscitou logo no terceiro dia e hoje vive no meio de nós. Que jamais o Cordeiro seja substituído por um coelho!

Bispo Hermes da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.