sexta-feira, 19 de março de 2010

PRINCIPIO DA PREVENÇÃO DA DIABETES NA BIBLIA

Provérbios 25:27 – “Comer muito mel não é bom ...” – Esse conselho bíblico esta dentre uma coletânea de muitos outros conselhos e provérbio de sabedoria. Com certeza, hoje mais do que nunca sabemos que é um excelente hábito não abusar dos alimentos com muita caloria como o mel.
Hoje se sabe que uma dieta rica em açúcar e carbohidratos, estimula a produção de insulina e aumenta as chances de diabetes em pessoas sedentárias, de meia idade e idosos. A Insulina é o hormônio que se encarrega de promover o armazenamento de gordura no tecido adiposo (regiões de acúmulo de gordura). Toda vez que uma grande quantidade de caloria é ingerida, seja por carboidratos ou gordura, é a Insulina que irá transportar o produto final, a glicose, para as células musculares e a gordura para as adiposas; esses dois tecidos compõem 65% do peso corporal.
Estimular a produção de Insulina através da ingestão indiscriminada de calorias na forma de açúcar e carboidratos é expor o organismo a um fator que somado as condições de sedentarismo e preocupações do dia a dia, determinarão a obesidade ou o estresse. Naturalmente estimulada a insulina tem o seu papel fisiológico no organismo, mas se estimulada com uma dieta calórica e acompanhada desses fatores, ela se torna nociva e pode determinar o surgimento da própria Diabetes.
A Diabetes tipo II pode ser adquirida por uma dieta mal planejada e hábitos sedentários. Só depois que o açúcar e os produtos industrializados foram inventados o número de diabéticos tipo II tem aumentado. A prevenção consiste em se evitar o açúcar; ser moderado nos carbohidratos e fazer exercícios.
A Diabetes, algumas vezes, resulta da ingestão excessiva de doces e de outros carbohidratos; e esse é um dos fatores que levam a ´explosão´ das células beta das ilhotas de Langerhans (células do pâncreas que produzem a Insulina); super estimuladas pela dieta muito calórica, as células passam a produzir o hormônio em quantidades descontroladas, até romperem suas membranas e perderem suas funções.
Por via de regra, a Diabetes é uma doença hereditária; devido ao caráter genético recessivo que existe em 20% da população. Mas são os hábitos alimentares que conduzem a manifestação da doença.O Diabetes tipo II ocorre em pessoas mais idosas, obesos e sedentários. A ingestão constante de uma dieta calórica e a inatividade, levam o organismo a um esgotamento das funções metabólicas e também determina o surgimento da doença.
É curioso que os Israelitas receberam orientações sobre não ingerir “muito mel”, mas também ao saírem do Egito Deus lhes aplicou medidas de Saúde que hoje são modismos – fez o povo caminhar (exercício), deu uma dieta leve (maná, frutas do deserto, e carne de aves), e água pura para beber. Esses conceitos são inerentes ao texto bíblico, mas em nossos dias se dimensionam de uma forma extraordinária, apontando para a revelação que foi colocada nas Escrituras.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...