sábado, 2 de janeiro de 2010

O Oleiro moldando o caráter

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:2-6)
Deixar ser moldado pelas mãos do Oleiro é uma tarefa para os corajosos. Não é fácil sentir as dores do aperto de Suas mãos quando se faz necessário, mas o final é o alívio de ver que é possível, em Deus, ter um caráter moldado de acordo com os princípios do Reino.
Moldar caráter é se dispor a um trabalho árduo. É não desistir nunca. É uma tarefa que não pode ser designada a preguiçosos. Ninguém molda caráter sem colocar a mão na massa. É preciso haver interação entre o Oleiro e o barro, entre o mestre e o discípulo.
Para que um caráter seja tratado e moldado é preciso deixar, é preciso se colocar à disposição para que tal aconteça. Por isso, lance-se nas mãos do Oleiro, pois Ele quer inaugurar algo novo e um tempo surpreendente de muitas bênçãos em sua vida e família. E isso, a partir de você. Qual o segredo de moldar um caráter?
Mudança de caráter não é uma aventura. Para se moldar um caráter, precisamos aprender que devemos começar pela forma correta.
A maioria das pessoas enfrenta problemas, principalmente em projetos nos quais estão envolvidas, porque não começaram pela forma correta. Quando algo é iniciado de forma correta, deslizes que podem trazer eventuais prejuízos são evitados.
Muitos querem começar por onde outros estão terminando, por isso colhem problemas. Seria mais fácil começar da maneira certa para colher frutos de alegria. Começar corretamente fala de uma disposição que o líder e o discípulo precisam ter se quiserem obter êxito.
Se você quer começar a fazer algo corretamente, precisa se dispor a ouvir alguém que tenha experiência. Fazer o certo fala de se tornar uma referência ainda que outros queiram lhe ver como um problema. Isso porque, para muitos, quando alguém decide ser referência, torna-se um problema. Por incrível que pareça existem pessoas que não se alegram com a mudança de outras.
A disposição de se deixar ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção. Uma convicção não é demolida por discursos quando há por trás um respaldo.
Vivemos um tempo que urge a necessidade de termos o caráter moldado. Deus não se agrada que trabalhemos no Reino com intenções erradas em nosso coração. Não devemos trabalhar para nós, mas para o bem do Reino, do povo, da Nação, para que todos sejam beneficiados dentro de tudo o que Deus tem colocado em nossas mãos.
Deus quer que cada um de Seus filhos trabalhe no Reino com a motivação correta que é fazer com que o acréscimo desse Reino não tenha fim. Ele conta com você. Por isso, não se desvie do propósito, mas caminhe na direção em que você foi chamado.
Reconhecemos que não é fácil mudar de hábito, de estilo de vida. Se você não quer ser uma ameaça, continue como você está. Mas quando você decidir crescer, passará a ser uma ameaça, poderá ser criticado e alguns lhe verão como um problema. Porém, lá na frente, as pessoas mudarão de opinião por ver que o seu testemunho lhe respalda e que você é um agente de transformação.
Não se cale diante de fatos que a Bíblia diz que você não deve concordar com eles. Você é agente de transformação e, como tal, precisa procurar começar da maneira correta. Suas atitudes precisam ser diferentes da média. Você foi chamado para viver acima da média, de acordo com os padrões do Reino de Deus.
Muitas pessoas poderiam viver de forma melhor, mas estão limitadas porque tudo o que fazem, começam de forma misturada, contaminada, esquecendo que no Reino de Deus as coisas não funcionam dessa forma.
Quantas pessoas frustradas, caminhando como se fossem impedidas, atadas e não conseguem alcançar o êxito, dentro dos princípios que a Bíblia contém e que nos são estabelecidos como modelo de vida, como um estilo a ser seguido. Vivem dessa forma por decisão própria apesar de conhecer a verdade que é a Palavra de Deus.
Deus está nos chamando a voltarmos aos princípios da Sua Palavra. Somente ela contém as verdades que devem permear a nossa vida. Se voltarmos aos princípios, se decidirmos fazer tudo como a Bíblia nos orienta, o que fizermos prosperará e descobriremos que existe algo muito nobre que precisa não apenas ser observado, mas vivido.
Todo o nosso êxito está em nos submetermos ao Grande Oleiro para que Ele nos molde e nos ensine a viver de forma correta, de forma que a nossa vida seja um modelo a engrandecer o Seu nome e, assim, não tenhamos do que nos envergonhar nem envergonhar o Evangelho.
Entregue-se nas mãos do Oleiro, confie nEle e o mais Ele mesmo fará porque Ele é fiel para cumprir cada uma de Suas promessas.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.