sábado, 19 de dezembro de 2009

As Oportunidades de Deus!

As oportunidades de Deus são tão extraordinárias que somente podemos captá-las mediante a revelação: “mas, como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”.
(1 Co 2.9-10). Entenda: pelos nossos ouvidos, olhos e raciocínio, não podemos entender o que Deus tem para nós. Isso porque as coisas de Deus não são apreensíveis pelo conhecimento humano, mas elas são conhecidas mediante revelação. Foi exatamente isso o que aconteceu com Jerusalém. O próprio Jesus afirmou que a cidade não conseguiu reconhecer a oportunidade: “... porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação” (Lc 19. 44). Estava chegando nela o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ali estava chegando o Deus encarnado em forma de homem, o Deus que criou os céus e a terra, o próprio Jesus, que ressuscitava os mortos, acalmava o mar, curava os enfermos, multiplicava pães e peixes, que caminhou sobre as águas... Mas eles não puderam reconhecê-lo como Deus.

“Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Co 6.2).
Esta palavra nos revela alguns segredos para que tenhamos o plano de Deus cumprido em nossas vidas. Deus tem um tempo para todas as coisas - “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Existe um tempo de Deus chamado tempo da oportunidade, no qual Deus estende uma oportunidade para os seres humanos. Na história bíblica, todos os homens e mulheres de Deus tiveram uma oportunidade. Deus lhes abriu uma oportunidade. No entanto, infelizmente, a maior parte das pessoas terminam suas vidas sem terem os propósitos de Deus cumpridos. Ao olharem para trás, muitos pensam: “perdi minha vida; tive uma vida medíocre”. E, assim, chegam ao fim de suas carreiras deprimidos e fracassados.  A perda de uma oportunidade é um fato tão triste, que levou Jesus a chorar. Em certa ocasião, ao entrar em Jerusalém, Jesus comoveu-se de tal forma que não resistiu às lágrimas ao prever que a cidade não aproveitaria a grande chance que estava diante de si. (Lc 19.41-44). A Bíblia somente registra que Jesus chorou em outro momento: quando seu amigo Lázaro morreu (Jo 11.35). Isso nos dá a entender que a perda de uma oportunidade é tão chocante para Deus quanto a morte de uma pessoa.

Se alguém orar pedindo paciência, acha que Deus dará paciência? Ou Deus dará a oportunidade de ser paciente? Se pedirmos coragem, Deus nos dará coragem ou nos dará a oportunidade de sermos corajosos? Se alguém pede que a família seja mais unida, acha que Deus une a família com amor e alegria? Ou dá a eles a oportunidade de se amarem?
Tu és a oportunidade de Deus para hoje. Ele esperou séculos por alguém exactamente como tu. Caso te recuses a aceitá-Lo, Deus vai perder a oportunidade que buscava em ti, e jamais terá outra, pois jamais haverá neste mundo outra pessoa como tu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.